segunda-feira, janeiro 07, 2008

Wedekin

Família WEDEKIN


O patriarca da família Wedekin de Joinville, Santa Catarina, uma das pioneiras da Colônia Dona Francisca, foi Theodoro Wedekin, nascido em Hildesheim, Baixa Saxônia, Alemanha, em 13 de agosto 1829 e batizado na Igreja matriz (católica) da Santa Cruz, na mesma cidade, sob o nome de Johannes Theodor Friedrich Wilhelm (Santa Cruz, vol. 1079, fls. 288), filho de Johannes Andreas Wedekin e Maria Magdalena Tripler. Foram padrinhos Johannes Wedekin, Wilhelm Tripler e o padre Friedrich Thoss.
Seus pais, Johannes Andreas Wedekin e Maria Magdalena Tripler, casaram-se em 10 de fevereiro de 1825 na Igreja matriz (católica) de São Martim, no bairro de Himmelsthür, em Hildesheim, sendo o noivo filho de Mathias Wedekin, magarefe, e Elisabeth Stötter, e a noiva de Wilhelm Tripler, ecônomo, e Ernestine Nordhoff (São Martim, vol. 1157, fls. 224). Johannes Andreas nasceu em 24 de junho de 1796 em Hildesheim e foi batizado na Igreja matriz da Santa Cruz (Santa Cruz, vol. 2, fls. 168), e faleceu em 20 de novembro de 1871 no bairro de Mahlerten, em Hildesheim (Poppenburg, vol. 1494, fls. 40); consta de seu óbito que era magarefe (abatedor) do Príncipe-Bispo de Hildesheim. Maria Magdalena nasceu em 13 de novembro 1802 em Hildesheim e foi batizada na Igreja de Santa Madalena, na paróquia da Santa Cruz (Santa Madalena, vol. 1092, fls. 85), e faleceu em 3 de janeiro 1872 no bairro de Mahlerten, em Hildesheim (Poppenburg, vol. 1494, fls. 41).
Theodoro Wedekin partiu de Hamburgo no barco Anna, chegando ao porto de São Francisco do Sul, Santa Catarina, em 1859, solteiro (BÖBEL, Maria Thereza. SÃO THIAGO, Raquel. Pioneiros Alemães - Colônia Dona Francisca). Era boticário e logo se estabeleceu com farmácia em Joinville. Em 1860, no entanto, passou sua farmácia a Hugo Delitsch e se tornou telegrafista. Theodoro Wedekin se casou três vezes. A primeira em 2 de setembro de 1859, em Joinville, Santa Catarina, com Maria Henriqueta Schwuendt, vinda no mesmo navio, ainda como noiva de Theodoro, nascida em 1838 em Plau, Mecklemburgo, Alemanha, filha de Johann Georg Schwuendt e Maria Elisabeth Damuel (NASCIMENTO, Antonio Roberto. Arquivo particular). Maria Henriqueta faleceu em 23 de fevereiro de 1861 (Paróquia luterana da Paz, Joinville-SC. Pesquisa de Brigitte Brandenburg).
Wedekin casou-se pela segunda vez em 15 de setembro 1861, na Igreja matriz de Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul, Santa Catarina, com Carolina Luísa Doin (SANTOS, Haroldo Pacheco da Silveira. Primeiras famílias de São Francisco do Sul), aí nascida em 1844, filha de Henrique Marins Nicolau Justino Doin, ferreiro francês estabelecido em São Francisco do Sul desde 1828, e Anna Maria Wanner; neta paterna de Marin Guillaume Doin e Louise Polar, e materna de Antonio João de Deus Wanner e Leonor Rosa de Jesus.
Theodoro se casou pela terceira vez aproximadamente em 1882, em Joinville, Santa Catarina, com Sophia Wüstenberg, nascida em 1847 na Alemanha, e falecida em 25 de junho de 1921 em Joinville, Santa Catarina (Paróquia luterana da Paz, Joinville-SC. Pesquisa de Brigitte Brandenburg).
Theodoro Wedekin faleceu em 27 de junho de 1901 em Joinville, Santa Catarina, e foi sepultado no Cemitério dos Imigrantes no carneiro de nº 410. À época de seu falecimento residia à Catherinenstraße (Estrada Catarina). Do seu inventário consta uma grande quantidade de bons terrenos urbanos, além de uma significativa quantia (quatro contos de réis) agiotada a um banqueiro de Florianópolis.
Do 1º matrimônio, Theodoro Wedekin houve:

1. MARIA MAGDALENA WEDEKIN, nascida em Joinville, Santa Catarina, e batizada na Igreja matriz de São Francisco Xavier em 03 de agosto de 1860, pelo vigário Boegershausen (NASCIMENTO, Antonio Roberto. Arquivo particular). Maria Magdalena casou-se em 01 de dezembro de 1877, em Joinville, Santa Catarina, com João Mariano dos Santos, filho de Mariano Lourenço dos Santos e Cesarina de Oliveira. Tal enlace ocorreu contra a vontade de Theodor Wedekin, tendo a noiva que conseguir autorização do Juiz da Comarca para se casar (NASCIMENTO, Antonio Roberto. Arquivo particular).
Pais de:

1.1 Heitor Wedekin dos Santos, nascido em Joinville, Santa Catarina.
Cirurgião-dentista. Foi prefeito de Camboriú, Santa Catarina, de 1930 a 1933. Um
dos fundadores do Instituto Politécnico de Florianópolis, atualmente faculdades
de Odontologia e Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina. Casado com
Lybia Vieira, nascida em Camboriú, Santa Catarina, filha de Benjamin de Souza
Vieira e Maria Ambrósia Garcia. Com geração.

1.2 Achylles Wedekin dos Santos, nascido em Joinville, Santa Catarina.
Cirurgião-dentista. Junto ao irmão, foi um dos fundadores do Instituto
Politécnico de Florianópolis. Fez parte de duas diretorias da instituição.
Casado, com geração.

1.3 Júlia Wedekin dos Santos, nascida em Joinville, Santa Catarina.
Casou-se em 1904, em Joinville, Santa Catarina, com João José Monney. Com
geração.

1.4 João Mariano dos Santos Júnior, nascido em 1894 em Joinville, Santa
Catarina. Cirurgião-dentista em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. Casou-se em
1923, em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, com Maria Gomes da Silva, natural de
Bagé, Rio Grande do Sul, filha de Júlio César Gomes da Silva e Luísa Maria dos
Santos Souza.
Pais de:

1.4.1 Ambrozina Gomes dos Santos, nascida em 9 de março de 1924 em Dom
Pedrito, Rio Grande do Sul. Casou-se com Antônio Ângelo Bonini. Com
geração.

1.4.2 Zilah Gomes dos Santos, nascida em 2 de abril de 1925 em Dom Pedrito,
Rio Grande do Sul. Casou-se com Afonso Coutinho de Souza. Com geração.

1.4.3 Zita Gomes dos Santos, nascida em 1º de junho de 1926 em Dom Pedrito,
Rio Grande do Sul. Casou-se com Hero da Costa Alfaya. Com geração.

1.4.4 Aquiles César Gomes dos Santos, nascido em 11 de maio de 1928 em Dom
Pedrito, Rio Grande do Sul. Casou-se em Rio Pardo, Rio Grande do Sul, com Ironi
Cardoso dos Santos
. Com geração.

1.4.5 João Júlio Gomes dos Santos, nascido em 5 de maio de 1930 em Dom
Pedrito, Rio Grande do Sul. Casou-se em primeiras núpcias com Maria de Lourdes
Santos
, natural de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul; casou-se em segundas núpcias
com Raquel Petri do Nascimento, natural de Alegrete, Rio Grande do Sul. Com
geração de ambos os matrimônios.

Do 2º matrimônio, Theodoro Wedekin houve:

2 HENRIQUE LUIZ WEDEKIN, nascido em 21 de novembro de 1862 em Joinville, Santa Catarina, e batizado na Igreja matriz de São Francisco Xavier em 07 de abril de 1863. Telegrafista em Palmas e Castro, Paraná. Maragato (federalista) na Revolução de 1893, seu nome consta da "Relação dos Indivíduos que tomaram parte ativa na revolução segundo os documentos apresentados ao Conselho Marcial, ultimado em 31 de agosto de 1894", por passar diversos telegramas para Palmas, dando notícias da capitulação da Lapa (onde se encontrava). Foi assassinado em 1895, no Rio Grande do Sul, próximo a Santana do Livramento, onde se encontrava em operações revolucionárias. Henrique se casou em 05 de fevereiro de 1882 na Igreja matriz de Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul, Santa Catarina, com Firmina Lopes Cyríaca, natural de Olhão, Faro, Portugal, filha do Comendador Gaspar Lopes e de Ana da Cruz ou Krusse (Nossa Senhora da Graça, por fotocópia que recebemos da Cúria Metropolitana da Diocese de Joinville-SC, sem indicação de livro e folhas).
Pais de:

2.1 Ana Lopes Wedekin, nascida em 1883 em Palmas, Paraná, e batizada na Igreja matriz do Senhor Bom Jesus da Coluna. Casou-se em Palmas com João de Aguiar Ferreira, abastado comerciante e fazendeiro. Residiam em sua cháchara no bairro do Alto da Glória, em Palmas. Sem geração.

2.2 Tarcila Mônica Lopes Wedekin, nascida em 1885 em Palmas, Paraná, e batizada na Igreja matriz do Senhor Bom Jesus da Coluna. Casou-se em Palmas com Ricardo Frederico Stahlschmidt, ferreiro, nascido em 20 de maio de 1873 Porto União, Santa Catarina, filho de Gustavo Carlos Stahlschmidt e Augusta Guilhermina Carolina Ehlke. Residiam em sua chácara no bairro do Lagoão, em Palmas.
Pais de:

2.2.1 Ricardo Wedekin Stahlschmidt, nascido em Palmas, Paraná. Casou-se com Marine Martins Ribas. Com geração.

2.2.2 Cyrene Wedekin Stahlschmidt, nascida em 08 de janeiro de 1903 Palmas, Paraná. Casou-se em 26 de maio de 1931 em Palmas com Osório Guimarães Martins, filho de Josino Martins e Dulcina Gonçalves Guimarães. Com geração.

2.2.3 Firmina Wedekin Stahlschmidt, nascida em Palmas, Paraná. Casou-se com José Trindade. Com geração.

2.2.4 Ondina Wedekin Stahlschmidt, nascida em Palmas, Paraná. Casou-se com Albino Gurnikas. Com geração.

2.2.5 Eloina Wedekin Stahlschmidt, nascida em Palmas, Paraná.

2.2.6 Sofia Wedekin Stahlschmidt, nascida em Palmas, Paraná.

2.2.7 Dalvina Wedekin Stahlschmidt, nascida em Palmas, Paraná. Casou-se em 2 de outubro de 1934 em Palmas com Clóvis Fonseca de Siqueira, filho de Manoel Félix de Siqueira Jr. e Alzira da Fonseca. Com geração.

2.2.8 Isly Wedekin Stahlschmidt, nascida em Palmas, Paraná. Casou-se com Rodolfo de Souza. Com geração.

2.2.9 Adolfo Wedekin Stahlschmidt, nascido em Palmas, Paraná.

2.2.10 Afonso Wedekin Stahlschmidt, nascido em Palmas, Paraná. Casou-se com Deosiria Martins. Com geração.

2.2.11 Denizar Wedekin Stahlschmidt, nascido em Palmas, Paraná.

2.2.12 Luiz Wedekin Stahlschmidt, nascido em Palmas, Paraná. Casou-se com Evaldina da Silva Vaz. Com geração.

2.2.13 Rivail Wedekin Stahlschmidt, nascido em Palmas, Paraná. Casou-se com Dilse Correia. Com geração.

2.2.14 Oswaldo Wedekin Stahlschmidt, nascido em Palmas, Paraná.

2.2.15 Edith Wedekin Stahlschmidt, nascida em Palmas, Paraná. Casou-se com Angelim Pietrobelli. Com geração.

2.2.16 Ivo Wedekin Stahlschmidt, nascido em Palmas, Paraná.

2.2.17 Lauro Wedekin Stahlschmidt, nascido em Palmas, Paraná.

2.2.18 Audayl Wedekin Stahlschmidt, nascida em Palmas, Paraná.

2.3 Afonso Henrique Lopes Wedekin, nascido em 12 de dezembro de 1886 em Palmas, Paraná, e batizado na Igreja matriz do Senhor Bom Jesus da Coluna. Telegrafista em Mondaí, Santa Catarina. Casou-se em Palmas com Maria Augusta Veiga, aí nascida em 10 de fevereiro de 1884.
Pais de:

2.3.1 João Baptista Wedekin, nascido em Palmas, Paraná. Casou-se com Bernardina Lemos. Com geração.

2.3.2 Iracema Wedekin, nascida em 9 de julho de 1909 em Palmas, Paraná. Casou-se com Oscar Bohrer Wilhelms. Com geração.

2.4 Cyrene Lopes Wedekin, nascida em 7 de julho de 1888 em Palmas, Paraná, e batizada na Igreja matriz do Senhor Bom Jesus da Coluna. Casou-se em 05 de setembro de 1903, na Igreja matriz do Senhor Bom Jesus da Coluna, em Palmas, com o Coronel Albino Marques de Faria Carneiro, negociante, comerciante, fazendeiro e capitalista, nascido em 19 de maio de 1878 na fazenda Santo Agostinho, em Palmas, filho do Coronel José Marques de Faria Carneiro e de Maria Antonina d'Aparecida (Senhor Bom Jesus da Coluna, lv. 06 Cas. fls 139). Albino e Cyrene foram fundadores do Centro Espírita São Luiz Gonzaga, em Palmas, Paraná, afiliado à Federação Espírita Paranaense em 1914.
Pais de:

2.4.1 Octacílio Wedekin Marques, nascido em 17 de fevereiro de 1910 em Palmas, Paraná. Casou-se em 25 de fevereiro de 1933 em Palmas com Ermelina Camargo Santos, nascida em 21 de outubro de 1913 em Palmas, Paraná, filha do Major José Santos e de Maria Romana de Camargo. Com geração.

2.4.2 João Wedekin Marques, nascido em 23 de maio de 1913 em Palmas, Paraná. Casou-se em 24 de junho de 1937 em Palmas com Ervina Santos, nascida em 20 de março de 1914 em Palmas, Paraná, filha de Napoleão de Oliveira Santos e Hilma Vieira. Com geração.

2.4.3 Osório Wedekin Marques, nascido em 31 de maio de 1914 em Palmas, Paraná. Casou-se em 22 de abril de 1937 em Palmas com Yolanda Lucchesi, nascida em 29 de março de 1918 em Palmas, Paraná, filha de Ernesto Lucchesi e Carolina Alexandre. Com geração.

2.4.4 Noêmia Wedekin Marques, nascida em 6 de julho de 1918 em Palmas, Paraná. Casou-se em priemiras núpcias com Vicente de Oliveira, nascido em Palmas, Paraná. Casou-se em segundas núpcias com José Fernandes Maldonado. Com geração de ambos os matrimônios. Com geração.

2.4.5 Darcy Wedekin Marques, nascido em 1920 em Palmas, Paraná.

2.4.6 Alice Wedekin Marques, nascida em 26 de maio de 1926 em Palmas, Paraná. Casou-se em 14 de outubro de 1944 em Curitiba, Paraná, com Bror Edwin Haroldo Lindbeck, nascido em 4 de abril de 1912 em Curitiba, Paraná, filho de Carlos Adão Lindbeck e Ana Matilde Larsson.

2.5 Firmina Lopes Wedekin, nascida em 1890 em Palmas, Paraná. Casou-se em Palmas com Sebastião Ribas Sulivan.
Pais de:

2.5.1 Paranaense Wedekin Sulivan, nascido em Palmas, Paraná.

3 ERNESTO WEDEKIN, nascido em 7 de agosto de 1865 em São Francisco do Sul, Santa Catarina, e batizado na Igreja matriz de São Francisco Xavier, em Joinville, Santa Catarina. Agricultor e criador em Baependi, Minas Gerais, e posteiormente em São Jerônimo, São Paulo (povoado situado entre as cidades de Zacarias e Planalto). Casado em Baependi, Minas Gerais, com Francisca Martins de Gouveia.
Pais de:

3.1 Mário Wedekin, nascido em Baependi, Minas Gerais. Casado, com geração.

3.2 Maria Wedekin, nascida em Baependi, Minas Gerais. Casada, com geração.

3.3 Vicente Wedekin, nascido em 13 de julho de 1900 em Baependi, Minas Gerais. Casou-se em 24 de janeiro de 1924, em Planalto, São Paulo, com Antonia Teixeira, nascida em 10 de outubro de 1908 em Planalto, São Paulo, filha de Antonio Teixeira dos Santos e Auta Guilhermina de Melo. Com geração.

3.4 José Wedekin, nascido em Planalto, São Paulo. Casado, com geração.

3.5 Áureo Wedekin, nascido em Planalto, São Paulo. Casado, com geração.

3.6 João Wedekin, nascido em Planalto, São Paulo. Casado, com geração.

3.7 Paulo Wedekin, nascido em Planalto, São Paulo. Casado, com geração.

3.8 Mercedes Wedekin, nascida em Planalto, São Paulo. Casou-se com Lázaro Teixeira dos Santos, filho de Antonio Teixeira dos Santos e Auta Guilhermina de Melo. Com geração.

3.9 Ana Wedekin, nascida em Planalto, São Paulo. Casou-se com Antonio Teixeira dos Santos, filho de Antonio Teixeira dos Santos e Auta Guilhermina de Melo. Com geração.

3.10 Erotildes Wedekin, nascida em Planalto, São Paulo. Casou-se três vezes, com geração.

3.11 Theodora Wedekin, nascida em Planalto, São Paulo. Faleceu jovem.

Do 3º matrimônio, Theodoro Wedekin houve:

4 GERMANO WEDEKIN, nascido em 1883 em Joinville, Santa Catarina.

5 OLGA WEDEKIN, nascida em 1885 em Joinville, Santa Catarina. Casou-se em 22 de janeiro de 1900 em Joinville, Santa Catarina, com Henrique Gonçalves Correia, tabelião, filho de Salvador Gonçalves Correia e Francisca Úrsula de Jesus. Com geração.

6 HELENA WEDEKIN, nascida em 1887 em Joinville, Santa Catarina.

6 comentários:

nvedekin disse...

sou nilva vedekin,filha de hamilton vedekin,que é filho de paulo vedekin,que é filho de ernesto vedekin, que é filho de theodoro wedekin, que é filho de mathIAS wedekin..me email vydy_@hotmail.com.

Mara disse...

Meu nome é Mara Regina de souza Alvim, sou neta de João Mariano dos Santos Junior, filho de Maria Magdalena Wedekin filha de Theodoro.Meu avô e minha avó Maria Gomes separaram-se quando minha mãe Ziláh era criança em Dom Pedrito-RS. Por esse motivo muito pouco sabia sobre meus ancestrais de SC. Adorei encontrá-los aqui e gostaria de enviar o nome dos demais descendentes de meu avô aqui no RGS. Meu email: ginalvim@hotmail.com -

Malu disse...

Sou maria de Lourdes T.Agostinho(Malu) filha de Ana Wedekin dos Santos, filha de Ernesto Wedekin e Francisca Martins de Gouveia.Não tinha conhecimento dos parentes q tenho no sul do país,Gostaria de interagir com vcs.meu email é malu_cuiaba@hotmail.com.Bjs

Abner Dias disse...

Oi ! Sou Bisneto de Áureo Wedekin, me chamo Abner Wandekin, infelizmente, devido a um erro de cartório, no batismo de meu avô Antônio Wedekin ( filho de Aureo Wedekin) erraram o nome da familia, e por isso, os demais apartir de meu avô, sairam com o sobrenome Wandekin, mas interessantissimo seu blog, e muito obrigado pelas informações !

waldir santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
waldir santos disse...

Waldir Miranda Santos Sobrinho.
Sou neto de Achylles Wedekin dos Santos e sua esposa Regina Miranda Santos. Meu pai é Carlos Mariano de Miranda Santos com Lourdes Lira de Miranda Santos, somos em 6 irmãos: Margarethe, Waldir, Achylles, Luiz, Mariano e Gabriela. Vivo em Bal.Camboriu, Margarethe em Curitiba, e os demais irmãos em Itajaí-SC. Email: waldirsantos2000@yahoo.com.br, caso algum familiar wedekin ou Miranda Santos, queira entrar em contato para trocarmos conhecimentos, aguardo.